Organização de estudo

No começo do ano sempre estamos inspirados a sermos bons alunos, não é? Quando vai chegando em abril, maio já começamos a pisar na bola, e o estudo acaba virando uma desorganização total. Vou listar algumas dicas aqui embaixo, para você tentar se salvar, porque pra 2015 ainda dá tempo! É claro que só com essas dicas não vai adiantar, é preciso você estar determinado a isso, vamos lá?

  • Tenha uma agenda: obviamente, pois é, essa dica é a mais necessária de todas, ela vai ser seu apoio na hora de estudar. No fim do dia (ou se preferir, logo de manhã), organize a sua agenda colocando todos os tópicos que você deve fazer no dia seguinte, e seus horários, encaixe todos do modo que fica mais favorável para você, deixe intervalos livres para sair da rotina não se passe a perna,
  • Respeite os horários: não se passe a perna, não adianta marcar o horário e não cumprir né? Veja seus horários como uma meta. Se precisar, use o despertador para te ajudar.
  • Use post-its e lembretes: cole na capa de seu caderno, agenda, parede, qualquer lugar que faça você lembrar, use as cores a seu favor, separe por categorias/matérias, assim fica mais fácil você ver e não esquecerá tão fácil.
  • Estude em casa: quem nunca se irritou ao ouvir isso? O pior que é verdade, nosso cérebro tende a esquecer 50% do que você aprendeu no dia só dormindo, então imagina, meia aula já foi embora. Estudando em casa é uma maneira de você avisar seu cérebro que aquilo é importante e não é para ele esquecer.
  • Use grifa-texto: grife as coisas que achar importante quando estiver estudando matérias de humanas (geografia, história, português) ou biologia, assim quando terminar de estudar, releia as partes grifadas para fixar aquilo melhor.
  • Faça esquemas de iniciais: pelo menos eu sempre fiz isso hahaha, sabe quando você tem que decorar uma coisa, e você não tem ideia de como vai fazer SEM COLAR? Use as inicias, crie uma nova palavra com elas, ou mesmo uma música. Ficará bem mais fácil com essa técnica.
  • Veja vídeo-aulas no Youtube: se você não entende absolutamente nada do que o seu professor fala, tente assistir a vídeos que falam sobre o que você quer aprender. Não justifique parar de estudar só porque seu professor não ensina bem, você precisa daquilo, de um jeito ou de outro, se você pelo menos quiser entrar em uma faculdade.

Se gostarem das dicas, ou tiverem mais outras para compartilhar, comente aqui 🙂

Deixe um comentário